e-Social
  Faça seu Cartão

MÊS DA MULHER: CONHEÇA OS PRINCIPAIS CUIDADOS COM A SAÚDE FEMININA

 

   O mês de março é muito especial para nós, mulheres. Além de ser marcado pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, ele também celebra a campanha de conscientização ao câncer de colo de útero.
   Em um mês tão importante, não podemos deixar que os cuidados com a saúde feminina passem despercebidos.
   Preparamos uma lista de cuidados e hábitos necessários para manter uma vida saudável, independente de sua idade.
Acompanhe!!!

CHECK-UPS DE ROTINA

Exames gerais: Mesmo que você não apresente sintomas aparentes de nenhuma doença, é importante consultar um médico para fazer um check-up geral. Nessa visita, o médico deve solicitar exames como uma análise de hemograma, glicemia, colesterol, triglicerídeos, entre outros. Além disso, também é importante ficar atenta às funções hormonais e proteínas do organismo.

Exames clínicos: são procedimentos geralmente realizados pelo ginecologista, como exame clínico das mamas, exame especular e toque vaginal. O ideal é que esse check-up seja feito, no mínimo, uma vez ao ano, com a finalidade de detectar alterações e direcionar os exames complementares e tratamentos necessários.

Exames preventivos: o Papanicolau e o exame pélvico são exames que detectam infecções que podem provocar doenças como o câncer de colo de útero. No Papanicolau, o especialista realiza a coleta de secreção para análise citológica em laboratório. Deve ser realizado anualmente, a partir do início da vida sexual da mulher.

Autoexame das mamas: ao contrário dos procedimentos citados acima, o autoexame das mamas é realizado pela própria mulher, sem precisar ir ao consultório médico. A recomendação é que ele seja todo mês, geralmente após o período da menstruação. Se você notar alterações na pele, nódulos ou secreção saindo dos mamilos, procure imediatamente um médico.

Mamografia: como este é o principal exame para detectar precocemente o câncer de mama, deve ser feito anualmente por todas as mulheres após os 40 anos. Caso você tenha histórico de câncer de mama na sua família (mãe e avó), é necessário realizar o exame pelo menos 10 anos antes da idade em que a familiar recebeu o diagnóstico.

Densitometria óssea: esse é um dos exames menos conhecidos entre as mulheres, mas extremamente necessário. Após os 40 anos e próximo ao início da menopausa, há um aumento das chances de perda de massa óssea. Com isso, aumenta-se o risco de desenvolver osteoporose. Por isso, a densitometria é um exame recomendado para todas as mulheres após os 40 anos, e deve ser feito a cada dois anos.

Além disso, também existem os exames específicos para aquelas que apresentam alguma doença ou a predisposição à doença. Por exemplo: mulheres com diabetes, doenças cardíacas, problemas pulmonares, doenças crônicas, entre outras. Nestes casos, o médico é quem deve estabelecer uma periodicidade na realização dos exames. 

Evidentemente, os exames não são os responsáveis pela mudança no estilo de vida da mulher. Para que você tenha uma rotina saudável, é preciso começar com pequenos hábitos. Os principais são:

• Manter uma alimentação balanceada;

• Fazer o controle do seu peso e evitar o sedentarismo;

• Praticar exercícios físicos com regularidade;

• Cuidar da saúde mental, inclusive com acompanhamento profissional, se necessário;

• Proteger-se contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Se você ainda não agendou os seus check-ups deste ano, não perca tempo. Cuide da sua saúde agora para que não precise enfrentar dificuldades e problemas em um futuro próximo.

Solicite o CARTÃO PRÓ – SAÚDE !!!
❤️Com ele você garante Benefícios em Consultas / Exames🩺e Clube de Vantagens.
🎀Consulta com Ginecologista.
🎀Exames Laboratoriais.
🎀Exames de Diagnóstico por imagem.
🎀Rede Credenciada de Especialistas.
🎀Central de atendimento ao associado via

📍Em Passo Fundo:
Rua Benjamin Constant, 100.
Central de atendimento ⤵️
☎️(54) 3312.4110.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com sua rede de amigas!