Cultura de prevenção faz a diferença na Saúde e Segurança do Trabalho de uma empresa

 

A força de uma empresa não está baseada somente no trabalho. Independente do porte das corporações, sejam elas pequenas, médias ou grandes, focar na proteção de seus colaboradores em relação aos riscos laborais e acidentes de trabalho deve ser prioridade, valorizando o bem-estar, qualidade de vida e satisfação de cada profissional. 

Perceber as necessidades das equipes e oferecer soluções para os problemas apresentados são algumas das práticas que podem ser implementadas em diversos setores da empresa, para que seus colaboradores trabalhem com mais motivação e sem acúmulo de estresse.

Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde, oferecer ambientes de trabalho saudáveis e seguros pode evitar cerca de 1 milhão de acidentes no mundo todo. A escala de riscos à saúde varia de acordo com cada profissão e, por isso, medidas de proteção e prevenção devem ser tomadas a partir da avaliação desta mesma escala. 

Realizar exames médicos periodicamente para evitar complicações futuras, assim como proporcionar a prática de atividades físicas regulares e uma alimentação saudável, é uma forma de não só cuidar da saúde, mas sim de monitorar a saúde dos seus colaboradores, fundamental para que haja um bom resultado de trabalho e funcionamento da empresa.